top of page

Estruturas de Concreto Armado para Edificações

Atualizado: 28 de abr. de 2023

Lançamento de livro, publicado pela Editora Leud.

COMPRE NA AMAZON, CLIQUE AQUI.


Há muitos livros publicados sobre o tema. Cada um deles tem suas características e diferentes graus de profundidade. Essa publicação é destinada ao estudante inicial que precisa entender os rudimentos do cálculo estrutural. Também é útil ao profissional que precisa obter roteiros práticos e rápidos de cálculo, sem se perder em muitas teorias, que acabam por confundir quem não dispõe de muito tempo para se debruçar no assunto.


O objetivo desse livro é capacitar o estudante e/ou profissional técnico a elaborar projetos de estruturas de concreto armado, estudando as bases para o cálculo e a rotina do projeto estrutural para edificações de pequeno porte, dum ponto de vista eminentemente prático.


Neste livro, são estudados o dimensionamento e detalhamento das lajes maciças, de vigas retangulares, escadas e pilares (curto e medianamente esbelto). No caso das fundações, são dimensionadas e detalhadas sapatas.


Esta publicação é o resultado da experiência docente em ministrar aulas das disciplinas de Resistência de Materiais, Concreto Armado e Mecânica dos Solos, nos últimos oito anos, nos quais foram avaliados cuidadosamente a sequência dos assuntos e a escala de profundidade com que o assunto devesse ser abordado. Buscou-se nesta publicação ser conciso tanto quanto cada assunto assim permitiu. Essa concisão pode ser observada pelas breves definições, articulada quase sempre com ilustrações que propiciam melhor percepção do que é explicado, estimulando a INTUIÇÃO.


Neste livro, são consideradas edificações de pequeno porte aquelas com estruturas regulares simples, que apresentem até quatro pavimentos, ausência de protensão, altura de pilares até quatro metros, vãos entre pilares não superiores a seis metros, vãos máximo de lajes de até cinco metros (menor lado) ou dois metros, no caso de balanços, sem consideração de efeito do vento.

1.271 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page